fbpx

Origens – Descubra o que faz a carnaúba ser tão valiosa

Saiba a importância do pó extraído das palhas das carnaubeiras

A carnaúba é uma das principais matérias-primas dos nossos produtos. É a partir desta riqueza natural que fabricamos muitos de nossos produtos, principalmente ceras. O diferencial vem de uma particularidade oriunda da palha da carnaubeira: o pó do olho.

Neste artigo em especial, voltaremos às origens para mostrar um ponto em especial sobre esta árvore, símbolo do nosso estado Ceará. Falaremos sobre o pó da carnaúba, o segredo que a faz ser tão valiosa e importante.

O pó da carnaúba

Lá no alto, em torno de 15 a 20 metros, as carnaubeiras produzem cerca de 45-60 palmas e em cada uma dessas palhas a árvore produz uma proteção especial. Essa película impossibilita que a planta perca muita água por transpiração, mas não impede a realização da fotossíntese.

Estas palhas são extraídas manualmente e colocadas para secar naturalmente sob a luz solar. Depois da secagem conseguimos obter o pó. Após a extração e outros processos, chegamos ao que há de mais nobre e puro em termos de cera de carnaúba: o tipo 1.  E aí entram as maravilhas dessa matéria-prima. Quando utilizada para fins de embelezamento automotivo, temos produtos que proporcionam muito mais brilho e proteção à superfície veicular. E é justamente o brilho quente e profundo da carnaúba que conquista cada vez mais pessoas em todo o mundo.

A partir do pó obtém-se também óleos finos, produtos medicinais e até diversos tipos de vernizes. As ceras da linha Native, por exemplo, possuem em sua composição 50% em volume de Carnaúba tipo 1. É este pó do olho da carnaúba em especial da carnaúba, que faz da árvore tão valorosa para as pessoas.

 

Publicado em 1/12/2018